Informações

MARIA GABRIELA MIELZYNSKA
De uma maneira ou de outra, as crianças se deparam com a necessidade de apreensão de significados e códigos desde o início das suas vidas, algo que também se traduz (por que não?) no contato destas com as mais variadas formas de arte. Esta necessidade de apreensão se torna ainda mais urgente quando há o ingresso na escola. Assim, se o processo se intensifica quando as crianças aprendem, entre outras coisas, a ler, a escrever, a adicionar e a subtrair – e se o escritor se comunica com palavras e o matemático com números –, o interesse infantil também se abre na escola ainda mais para as estruturas visuais da arte, estruturas criadas com a intenção da comunicação de significados sobre a maneira pessoal do artista de encontrar sentido no mundo que o rodeia.
Ainda sobre a necessidade – e, melhor dizendo, a capacidade – que as crianças têm de apreender o mundo, de reparar nos mínimos detalhes e de olhar com atenção, devemos dizer que ela é infinita, algo que constatamos durante a nossa trajetória no ensino das artes. Em todo contato nosso – e de obras de arte por nós propostas – com crianças, estas nos chamaram a atenção para as cores, as formas e as estruturas visuais que constituem um quadro, por exemplo. Não pudemos deixar de concluir, então, que as interpretações dos pequenos das imagens e os trabalhos artísticos que vieram a desenvolver em cima destas interpretações refletiam um repertório imagético e cultural consideravelmente amplo.


Autonomia

Procuraremos, através do conhecimento das diversas regiões do Estado, conhecer melhor o que se faz e se produz aqui para, em Matemática, podermos fazer estudos quantitativos e qualitativos do que iremos conhecer. O tema é amplo e possibilita envolver os conteúdos desta série em questões que abordam a divisão do Estado em diversas regiões, aplicando assim o conceito de escala na construção e leitura de mapas, nas medidas lineares nas distâncias entre cidades, transformação de unidades de medidas); a produção industrial e o agronegócio (resolução de situações problema envolvendo matéria prima, fabricação, distribuição e venda das produções onde poderemos abordar as quatro operações, a aplicação de escala e o estudo de geometria plana e espacial na representação através de desenhos de alguns produtos,a elaboração e construção de gráficos como meio de comunicação de resultados) e a colonização (aplicação dos conhecimentos de fração na elaboração dos pratos da culinária de cada região). O Projeto será tema de viagem de estudos a ser realizada no segundo semestre.